segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Como é que as crianças veem a escola?

A reação das crianças ao primeiro dia de escola pode ser diversa. Desde entusiasmadas com a descoberta dos amigos, dos materiais, das aprendizagens; ao receio de não ser capaz, de ficar de castigo, de que os outros sejam maus, de que seja uma seca… A reação inicial ao espaço escolar depende da ideia que a criança tem do que é a escola, da forma como se relaciona com os outros, adultos e crianças, e dos seus receios e expetativas. Deriva das ideias criadas à sua volta, do entusiamo e dos receios transmitidos e é condicionada pelo impacto das primeiras experiências relacionadas com a escola.
O tempo de adaptação da criança à escola tende a ser antecipado e vivido pelos pais com alguma angústia, ansiedade e medo. Questionam-se sobre como é que será que a criança vai fazer esta adaptação e tentam acalmar-se ensinando às crianças aquilo que é a escola aos olhos do adulto. Mas a forma de olhar é diferente! Por vezes, nós adultos, estamos tão preocupados em ensinar a criança que nos esquecemos de começar por ver através dos olhos dela, aprendendo o que é a escola para a criança e depois, em conjunto, construir a ideia de uma escola apelativa, em que há direitos e deveres, e em que cada dia se fica mais rico.

Temos que descer ao nível dos olhos das crianças para conseguir acalmar os seus medos e alimentar o seu entusiasmo e curiosidade.