A reação das crianças ao primeiro dia de escola pode
ser diversa. Desde entusiasmadas com a descoberta dos amigos, dos materiais, das
aprendizagens; ao receio de não ser capaz, de ficar de castigo, de que os
outros sejam maus, de que seja uma seca… A reação inicial ao espaço escolar
depende da ideia que a criança tem do que é a escola, da forma como se
relaciona com os outros, adultos e crianças, e dos seus receios e expetativas.
Deriva das ideias criadas à sua volta, do entusiamo e dos receios transmitidos
e é condicionada pelo impacto das primeiras experiências relacionadas com a
escola.
O tempo de adaptação da criança à escola tende a ser
antecipado e vivido pelos pais com alguma angústia, ansiedade e medo.
Questionam-se sobre como é que será que a criança vai fazer esta adaptação e
tentam acalmar-se ensinando às crianças aquilo que é a escola aos olhos do
adulto. Mas a forma de olhar é diferente! Por vezes, nós adultos, estamos tão
preocupados em ensinar a criança que nos esquecemos de começar por ver através
dos olhos dela, aprendendo o que é a escola para a criança e depois, em
conjunto, construir a ideia de uma escola apelativa, em que há direitos e
deveres, e em que cada dia se fica mais rico.
Temos que descer ao nível dos olhos das crianças para
conseguir acalmar os seus medos e alimentar o seu entusiasmo e curiosidade.