Nos problemas de desempenho aquém das capacidades
estão envolvidos valores humanos básicos como a autodisciplina, o
comprometimento com os objetivos, a autonomia na motivação, a responsabilidade
moral, o esforço cooperativo, a confiança, a capacidade de autogestão e um permanente
comprometimento com a família e com o desenvolvimento do seu talento pessoal.
Faltam-lhes as capacidades motivacionais básicas para uma vida bem sucedida.
Ao longo deste processo em que o insucesso tende a
aumentar e os pais se sentem impotentes é normal que se instale uma certa
raiva, revolta e que a tensão domine a relação com o seu filho. Todavia, os pais
podem ajudá-lo a desenvolver os valores necessários para atingirem o desempenho
escolar esperado.
O problema do desempenho abaixo das capacidades é um
problema crónico em que as técnicas de motivação e estudo estão condenadas ao
fracasso. A tarefa principal passa pela compreensão do problema, do que o
causou, do que o mantém e do que ele está a causar à criança/jovem. Só mediante
essa compreensão poderão traçar um percurso rumo ao sucesso e ajudarem a
criança a reencontrar o seu caminho.
Publicado na Revista C,
29 de Dezembro de 2011