terça-feira, 7 de abril de 2015

A relação e o cuidar entre pais e filhos

Tendemos a interagir de forma bastante diferenciada com adultos idosos e com criança. Quando passamos por uma criança é natural que se devolva um sorriso, um adeus, uma brincadeira à criança mesmo sem a conhecer de parte alguma. O mesmo já não acontece em relação a um adulto ou a um idoso, pois consideramos estranho interagir com um adulto ou idoso sem um motivo claro.
Existe uma predisposição muito maior do adulto para cuidar, proteger, mostrar afeto e assistir uma criança do que um adulto, o que nos leva a novos desafios tendo em conta as mudanças demográficas e as novas famílias. É importante reflectir sobre o papel do idoso na sociedade atual e, principalmente, nas famílias atuais. De que forma estão as famílias organizadas para que os adultos possam ajudar e amparar os seus pais idosos?
A literatura existente sobre o abando e a negligência infantil é vasta e em Portugal existem serviços específicos de protecção à infância e à juventude, no entanto, o fenómeno do abandono e da negligência em relação ao idoso é um fenómeno crescente que carece de maior atenção. O abandono afectivo inverso é um fenómeno sub-estudado, sub-documentado e que parece ignorado ou escondido pela sociedade.
O direito à família é um direito de todos, independentemente da idade. Os idosos merecem o cuidado e o afeto, sendo que os filhos (adultos) têm o dever de ajudar, amparar, cuidar, proteger e acarinhar os pais durante a sua velhice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário