quinta-feira, 16 de abril de 2015

o divorcio e os filhos

O divórcio transforma completamente a vida de cada conjugue e dos seus filhos. Ao sofrimento decorrente da separação conjugal, junta-se a angústia de ter que comunicar a decisão às crianças.
Por mais que se tente proteger as crianças e se tente procurar a melhor forma de lhes comunicar que os pais se vão separar, é importante assumir que este é um passo difícil tanto para os pais como para os filhos.
Com o divórcio as crianças perdem a intimidade quotidiana com um dos seus pais, o conceito de família é alterado e vivenciam um grande sentimento de perda e de abandono.
Os pais devem preparar-se para contarem juntos que se vão separar. A explicação não vai funcionar no imediato, mas pela vida fora, permitindo que, quando a criança olhar para trás, reconheça a verdade. Deve ficar claro que a decisão de se divorciarem está tomada e é definitiva, que as crianças não têm culpa nenhuma do que está a acontecer, que existem algumas decisões de ordem prática que terão que ser tomadas, que os pais serão capazes de as resolver todas e que, independentemente de estarem juntos ou separados, os pais irão continuar sempre a acompanhá-los.
Não há uma forma de lidar com a situação que a torne indolor, mas há atitudes que ajudam a minimizar o seu impacto e é essencial que os pais se organizem em nome do bem-estar dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário