quarta-feira, 15 de abril de 2015

O poder do sorriso

O sorriso verdadeiro ilumina-nos por dentro e por fora, revelando delicadamente a alma de quem sorri. Sorrir é comunicar que estamos disponíveis a ligar-nos aos outros, a conversar, a escutar, a ficarmos felizes e a fazê-los felizes! É um convite a entrar na vida de alguém e a participar do que lhe vai no íntimo.
O sorriso e o riso desencadeiam uma cadeia de reações fisiológicas positivas e potenciam a libertação de neurotransmissores, as endorfinas, que reduzem a sensibilidade à dor e promovem sensações prazerosas e de bem-estar, dando sentido ao ditado popular que “rir é o melhor remédio”.
Saber sorrir é muito importante porque o poder do sorriso é enorme! Um sorriso sincero e transparente potencia a amizade, mas afasta se for hipócrita; pode dissipar uma angústia se for simpático, ou aumentá-la se for sarcástico; pode estimular o trabalho se for de aprovação, ou desmotivar se for cínico. Cada sorriso é único e partilha ao mundo um significado particular! Transmite uma emoção positiva que nos contagia interiormente e que contagia quem nos rodeia. E tal como afirmou Saint-Exupéry “no momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele”.
Mas como anda depreciado o sorriso! Sorrir é estabelecer ligações, é partilhar significações e não um mero movimento muscular ou encenação. Devemos sorrir mais, com e para o outro e sorrir com vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário