sábado, 4 de abril de 2015

Ansiedade em momentos de avaliação

Pensar nos testes, exames ou na apresentação oral de trabalhos por vezes leva à sensação de suores, dor de barriga palpitações... uma série de sensações fisiológicas que estão relacionadas com ansiedade.
A ansiedade é uma reacção natural perante determinadas exigências, tarefas ou situações que nos parecem fugir do controlo. No entanto, a exposição prolongada a níveis elevados de ansiedade pode ter efeitos negativos aos níveis cognitivo, fisiológico, comportamental e do humor, provocando sintomas como défice de memória e atenção, dificuldades na gestão de tempo e de tarefas, baixos níveis motivacionais, baixa auto-estima, sentimentos de raiva, frustração e culpa, ou até o abuso de substâncias, insónias, dificuldade em respirar e arritmias cardíacas. Ou seja, a vivência de níveis demasiado elevados de ansiedade podem condicionar o nosso desempenho numa situação específica, como o desempenho escolar/académico, podendo ainda repercutir-se nas diferentes esferas da nossa vida.

Este vídeo resulta de uma tradução e adaptação do seu original, tendo como objetivo apresentar um workshop destinado a estudantes do ensino secundário e superior promovido pelo Educaplenitus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário