segunda-feira, 13 de abril de 2015

Chorar também é importante

Crescemos a ouvir “os homens não choram”, mas será que esta é a mensagem que devemos transmitir? Será que o choro é algo inútil que devemos evitar a todo o custo?
No início da vida, o choro é um importante meio de comunicação de que os bebés dispõem. Ao longo do seu desenvolvimento o choro torna-se mais intencional e mais relacionado com eventos ambientais. O choro da criança pequena é às vezes um choro contra a tristeza, um choro sentido, mas é, sobretudo, uma forma de protesto, de se afirmarem, de mostrarem a sua vontade e a sua presença.
No adulto o choro surge como uma forma de limpar a alma das suas mágoas e tristezas. Todavia, crescemos a ouvir que os fortes não choram, aprendemos a esconder a tristeza e a evitar o choro, a viver num mundo faz-de-conta e por vezes as pessoas estão tristes e não choram porque nem sequer se apercebem do seu estado de tristeza, permanecendo presos a esse sentimento, sem se conseguirem libertar e seguir em frente.
A tristeza existe em toda a gente, é uma das variantes do nosso estado de espírito e é fundamental que exista. É importante perceber que o pior que se pode fazer a uma pessoa que está triste é convencê-la a não chorar, porque esse é o melhor remédio para a tristeza. O melhor será estar com ela permitindo-lhe chorar acompanhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário