sexta-feira, 24 de abril de 2015

Crianças irrequietas

Os conceitos de irrequietude ou hiperatividade são sinónimos, referem-se a movimentação, podendo ser normativo no desenvolvimento da criança ou constituir-se como um sintoma em diversos quadros clínicos.
A criança é irrequieta até aos dois ou três anos de idade. Esta irrequietude é um bom sinal porque está relacionada com as aprendizagens do seu funcionamento corporal. A aventura motora possibilita à criança explorar o que a rodeia, procurando situações que lhe interessam e lhe dão prazer ou afastando-se das que não lhe agradam. À medida que a criança vai construindo uma mente capaz, esta aventura motora, pelo desenvolvimento da capacidade simbólica, vai dar lugar à aventura mental.
A criança necessita desta experiência motora para aprender a relacionar e estabelecer ligações entre conceitos e é quando realiza esta aprendizagem que inicia uma aventura mental, ficando por isso menos irrequieta. Assim, gradualmente a criança começa a envolver-se durante mais tempo em cada tarefa ou brincadeira.
A agitação motora na criança pode ser um sintoma presente em vários quadros clínicos, pelo que é fundamental compreender a causa da sua agitação. Na criança hiperativa verifica-se um excesso de comportamentos, em relação às outras crianças, além de dificuldade em manter a atenção e uma marcada impulsividade e agitação. A criança hiperativa é um desafio para seus pais, familiares e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário